Empréstimo ou financiamento, qual a melhor opção ao comprar seu imóvel?

Realizar o sonho da casa própria fica muito mais fácil com uma ajuda financeira, e você pode contar com os financiamentos e empréstimos para adquirir o seu imóvel.

Para você conhecer mais sobre as duas modalidades a Companhia do Imóvel preparou o seguinte material. Assim você consegue avaliar qual a melhor opção para as suas necessidades!

Entendendo o empréstimo 

Esta modalidade financeira é uma linha de crédito cedida a qualquer consumidor interessado, sendo uma opção viável para conseguir investir em um novo imóvel.

Através de um empréstimo é possível retirar o capital que você precisa com muita facilidade, sendo desnecessário apresentar os motivos do saque para a instituição financeira.

Entendendo o financiamento 

Os financiamentos apresentam uma alternativa mais burocrática para conseguir crédito. Diferente do empréstimo, é exigida uma série de análises rigorosas pela instituição financeira. Além disso, a liberação do financiamento está inteiramente condicionada à utilização do capital retirado.

Vantagens do empréstimo

O principal benefício do empréstimo é a facilidade para sua contratação. A falta de exigência para solicitar a linha de crédito e o curto prazo de liberação também são outros pontos atrativos desta modalidade.

Vantagens do financiamento

Em razão dos altos valores praticados no financiamento, esta categoria de crédito apresenta taxas de juros baixas e prazos mais extensos para a quitação do contrato. Contudo, o interessado precisa passar por uma criteriosa análise de crédito, para comprovar sua capacidade financeira em função do imóvel pretendido.

Principais diferenças

Antes de contratar qualquer uma das modalidades acima, é fundamental entender o que as distingue. A finalidade, as taxas de juros e as consequências de inadimplência são alguns dos fatores que devem ser considerados para escolher a melhor opção de crédito.

  • Empréstimo: Não requer especificações de uso do capital, é de fácil aquisição e possui altas taxas de juros.
  • Financiamento: Precisa de análise de crédito para contratar o financiamento, bem como apresentar uma justificativa. Possui taxas menores e um prazo mais extenso para quitar o acordo.

É importante frisar que ambas as modalidades apresentam vantagens e desvantagens, sendo que sua situação específica irá definir qual a melhor opção.

Portanto, antes de comprar seu próximo imóvel converse com o gerente do seu banco. Ele poderá indicar qual o melhor caminho para você realizar o sonho da casa nova.

Gostou de conhecer mais sobre as linhas de crédito disponíveis? Então aproveite para acessar o site da Companhia do Imóvel e escolher sua nova morada!

Participe da discussão

Compare listings

Comparar